NOTÍCIA VRBLOG
Logística para indústria da transformação
A fabricação de produtos industriais contempla uma série de desafios. Muitos fatores podem influenciar a qualidade e o custo final do produto, sendo um dos mais críticos a logística interna entre fornecedores. 
A logística para a indústria da transformação é o tema deste artigo. Confira abaixo:
Por exemplo, esta abrange as indústrias de máquinas e ferramentas e a fabricação de bens de consumo como automóveis, bebidas, roupas, livros entre outros.
Nesse sentido, a logística para indústria da transformação engloba a gestão e otimização dos processos de armazenagem, bem como a movimentação de materiais em instalações ligadas a um centro de produção. Em suma, inclui todos os processos logísticos que ocorrem desde a compra da matéria-prima até a fabricação do produto.
Características da logística para a indústria da transformação:
Por um bom tempo, a logística para a indústria era reconhecida como linear e previsível. Durante anos, os fabricantes representaram o elo entre fornecedores e distribuidores de matérias-primas. No entanto, mudanças estruturais interromperam esse fluxo, obrigando as empresas a adotar processos de fabricação personalizados com um estoque de materiais mais diversificado.
As tendências de negócios, como fabricação just-in-time, globalização do mercado e demandas rigorosas dos clientes por entregas rápidas, passaram a impulsionar uma revolução na logística para a indústria da transformação. 
A principal tarefa da logística para a indústria é reduzir os lead times de produção, ou seja, o tempo desde o momento em que uma ordem de serviço é criada até se tornar um produto acabado.
Um fator crucial é a gestão de estoque, fundamental para uma produção mais rápida. Para fazer isso, a empresa precisa ser capaz de gerenciar efetivamente os dois tipos de demanda que afetam a logística para a indústria. A primeira é a demanda do cliente final, seja com base em previsões de vendas ou pedidos feitos ao centro de produção. A segunda é a demanda fabril, ou seja, de todas as matérias-primas necessárias para criar o produto final (essa demanda depende do processo de produção). 
A coordenação das áreas de produção e logística envolve, portanto, controlar esses dois tipos de demanda e organizar os estoques industriais a partir de cada tipo. As instalações de armazenamento vinculadas às plantas de produção podem abrigar produtos acabados, peças ou matérias-primas que abastecem o processo de fabricação ou fornecem componentes ou peças de reposição para serviço de pós-venda.
Uma nova visão da logística para a indústria da transformação:
Uma visão mais tradicional da logística para a indústria inclui planejamento, programação e controle de todas as atividades que resultem na aquisição, processamento, movimentação e armazenamento. 
Já uma visão mais moderna e ampla considera o fluxo de materiais, informações e serviços que circulam por todos os integrantes da cadeia produtiva. A coordenação dessas atividades pode exigir integração de funções de manufatura e serviços, incluindo vendas, marketing e tecnologia da informação com funções logísticas tradicionais, como transporte, armazenamento e distribuição. 
A logística deve caminhar lado a lado com os objetivos do negócio e, portanto, precisa estar sempre evoluindo ao longo do tempo. Inovações tecnológicas, estratégia e posicionamento competitivo podem ter influência significativa no contexto da logística para a indústria da transformação.
Vamos considerar a operação logística de uma montadora de veículos por exemplo:
A indústria automobilística vem enfrentando uma série de desafios: a necessidade de cumprir regulações cada vez mais rigorosas; a necessidade de mostrar a liderança nas tecnologias emergentes (ACES – Autônomos, Conectados, Elétricos e Compartilhados) e a luta para sustentar a participação de mercado e a lucratividade nos mercados altamente competitivos. 
Quando se trata especificamente de logística, há ainda alguns problemas que uma montadora pode enfrentar:
- Grandes inventários, em função da quantidade de componentes necessários para  a produção;- Disparidade de tempo de ciclos nos vários processos causando descontinuidade do fluxo de produção, filas de espera e perdas de qualidade;- Atrasos no abastecimento das linhas de montagem.- Considerando um cenário assim, qualquer erro, tal qual a falta de uma matéria prima, pode custar muito caro. Portanto, a logística para a indústria da transformação, como a automotiva, precisa ser ágil e eficiente.
As indústrias mais modernas devem considerar a necessidade de se preparar para enfrentar situações imprevistas que podem ocorrer por melhor que seja o planejamento. Nestes casos, é preciso contar com um parceiro logístico confiável e capaz de solucionar as situações mais complexas com agilidade e precisão.
Considerando que o objetivo principal é a redução do tempo de entrega, na hora de escolher os parceiros logísticos de uma indústria é necessário considerar fatores como:
- Agilidade e eficiência nas operações;- Atendimento rápido e personalizado;- Presença em locais estratégicos (próximos a aeroportos, por exemplo);- Rastreabilidade;- Fornecimento pró-ativo de informações precisas.- Segurança;- Gerenciamento de riscos.
Soluções logísticas que atendem à indústria da transformação:
A VRBLOG é referência em solução logística emergencial de alta performance para a indústria da transformação. Diariamente, atendemos às mais diversas demandas de empresas dos setores automotivo, de bebidas, do agronegócio, entre tantos outros.
Oferecemos soluções logísticas personalizadas para o transporte inbound e outbound, com excelência e atendimento personalizado, multicanal e 24 horas. Buscamos as melhores alternativas para sua indústria não parar.
Navegue em nosso site e conheça nossas soluções. E se tiver qualquer dúvida, nosso time de atendimento está pronto para ajudar.


Abrangência
Nacional
10
anos de experiência
47 Bases VRB
estratégicamente alocadas